Cronologia
1907
Início da Construção
É criada a Compagnie Française pour la Construction et Exploitation des Chemins de Fer à l'Étranger e tem início a construção da Linha do Vale do Vouga.
1908
Inauguração do Primeiro Troço
Inauguração do troço Espinho – Oliveira de Azeméis, com a presença do Rei D. Manuel II, bem como de outras personalidades do governo e da sociedade da época. Foi aberto à exploração a 21 de dezembro.
1911
Abertura do Ramal de Aveiro
É inaugurada a ligação do Ramal de Aveiro, entre a cidade de Aveiro e Sernada do Vouga, permitindo que a linha se ligue à capital de distrito.
1914
Conclusão da Construção da Linha
O troço final entre Vouzela e Bodiosa é inaugurado, ligando Sernada a Viseu. A Linha do Vouga atinge a sua extensão máxima, ligando Espinho a Viseu, com um total de 140 km.
1946
Transferência para a CP
A concessão da linha é transferida para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses (CP).
1972
Encerramento do Troço Sernada-Viseu
Última viagem em comboio a vapor na linha do Vouga, pois o troço entre Sernada do Vouga e Viseu acabou por ser encerrado, por acusações de que as locomotivas provocavam incêndios nas florestas circundantes.
1975
Reabertura do Troço Sernada-Viseu
Reaberto o troço entre Sernada do Vouga e Viseu, passando a utilizar-se apenas exclusivamente material motor a gasóleo.
1990
Encerramento Definitivo do Troço Sernada-Viseu
O troço mais a leste da linha, entre Sernada do Vouga e Viseu, é encerrado em definitivo, reduzindo a linha ao seu percurso atual entre Espinho e Aveiro.
2005
Encerramento Definitivo do Troço Espinho-Praia - Espinho-Vouga
O troço entre as Estações de Espinho (Praia) e Espinho-Vouga foi encerrado, devido ao projeto de enterramento da Linha do Norte.
2008
Celebração do Centenário
A 23 de novembro de 2008 decorreu a celebração do centenário desta via férrea, onde uma composição especial a cargo de uma automotora UDD 9630, percorreu gratuitamente o percurso entre Espinho e Oliveira de Azeméis.
2011
Criação do Movimento Cívico pela Linha do Vouga
Devido à intenção do governo em encerrar em definitivo toda a Linha do Vouga, com o objetivo de lutar contra tal desiderato, é criado o Movimento Cívico pela Linha do Vouga.
2013
Suspensão do Serviço Ferroviário de Passageiros no Troço Central
Suspensão do serviço de comboios no troço entre Oliveira de Azeméis e Sernanda do Vouga, e substituição por serviço rodoviário alternativo (táxi).
2015
Conclusão da Renovação de Via do Troço Sernada-Águeda
Devido ao avançado estado de degradação da via, a conclusão da renovação integral de via neste troço permitiu repor a normal circulação de comboios entre Sernada e Águeda.
2017
Inauguração do Comboio Histórico do Vouga
Arranca a exploração turística na Linha do Vouga, no troço Aveiro - Macinhata do Vouga, através do Comboio Histórico do Vouga, composto pela locomotiva CP 9004 e três carruagens de madeira dos inícios do século XX.
2019
Regresso do Vapor
Após duas décadas de ausência, voltam as circulações com comboio a vapor, através da integração da locomotiva CP E214 no Comboio Histórico do Vouga.
2021
PFN com 100 milhões para Modernização
O governo prevê no Plano Ferroviário Nacional a modernização integral da Linha do Vouga mantendo a bitola métrica. O PNI2030 atribui 100 milhões para concretizar esse objetivo.
2022
Conclusão da Renovação de Via do Troço Oliveira de Azeméis-Feira
A conclusão da renovação integral de via neste troço permitiu repor os normais padrões de segurança e conforto nas circulações.
2025
Conclusão da Renovação de Via do Troço Oliveira de Azeméis-Sernada
A conclusão da renovação integral de via neste troço permitiu repor os normais padrões de segurança e conforto nas circulações.
Atualidade
Futuro e Manutenção
A Linha do Vouga continua a ser a única via estreita em funcionamento em Portugal. Estão em curso projetos de renovação de via dos troços Feira-Espinho e Águeda-Aveiro. O Comboio Histórico do Vouga continua a ser um sucesso ao atrair muitos turistas.