Cronologia

1907
Início da Construção
Começam os trabalhos de construção da Linha do Vouga pela Companhia Francesa de Construção e Exploração de Caminhos de Ferro, uma concessão para a ligação entre Espinho e Viseu.
1908
Inauguração do Primeiro Troço
O primeiro troço entre **Espinho e Oliveira de Azeméis** é inaugurado oficialmente com a presença do Rei D. Manuel II. A abertura à exploração comercial acontece no mês seguinte.
1911
Abertura do Ramal de Aveiro
É inaugurada a ligação do Ramal de Aveiro, entre a cidade de **Aveiro e Sernada do Vouga**, permitindo que a linha se ligue ao centro do país.
1914
Conclusão da Linha Principal
O troço final entre Vouzela e Bodiosa é inaugurado, ligando Sernada a Viseu. A Linha do Vouga atinge a sua extensão máxima, ligando Espinho a Viseu, com um total de 140 km.
1946
Transferência para a CP
A concessão da linha é transferida para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses (CP).
1990
Encerramento do Troço Sernada-Viseu
O troço mais a leste da linha, entre **Sernada do Vouga e Viseu**, é oficialmente encerrado, reduzindo a linha ao seu percurso atual entre Espinho e Aveiro.
Atualidade
Futuro e Manutenção
A Linha do Vouga continua a ser a única via estreita em funcionamento em Portugal. Estão em curso projetos de modernização e revitalização, e o Comboio Histórico do Vouga atrai muitos turistas.

«Anterior

Contacto

Fale connosco

Quer juntar-se ao movimento? Tem documentos interessantes, tais como vídeos, fotografias, postais (etc.), que gostaria de partilhar connosco? Então contacte-nos!

Endereço:

Não definido.

Disponibilidade:

Segunda a sexta entre as 17h30 e 22h30

Telefone:

Não definido.