História da Linha do Vouga

Companhia do Vale do Vouga (1907 - 1946)

A 5 de Fevereiro de 1907 é assinado o contrato de concessão da Linha do Vale do Vouga e inicia-se a sua construção em Dezembro de 1907.



O troço Espinho - Oliveira de Azeméis é inaugurado a 23 de Novembro de 1908 por D. Manuel II, correspondendo ao compromisso assumido pelo pai, o rei D. Carlos, assassinado em 1 de Fevereiro desse ano.

Em Fevereiro de 1909 é aprovada a construção do Ramal de Aveiro, ligando a estação com o mesmo nome à linha do Vale do Vouga em Sernada do Vouga, e o projecto para as instalações do entroncamento do ramal da Linha do Vale do Vouga com a Linha do Norte em Aveiro. A construção deste ramal termina em Setembro de 1911.


Em 1911 inicia-se a exploração até à estação de Sernada do Vouga. De Sernada a Vouzela e Bodiosa a Viseu, em 1913, de Vouzela a Bodiosa, em 1914.

Em 7 de Julho de 1923, em Assembleia Geral, fica decidida a nacionalização da Companhia, sendo aprovados em 1 de Abril de 1924 os estatutos da nova empresa que passa a ser designada por "Companhia Portuguesa para a Construção e Exploração de Caminhos de Ferro". Esta empresa tem como objectivo construir e explorar as Linhas do Vale do Vouga.

A construção desta linha e do ramal trouxe grandes melhorias ao transporte de mercadorias, à época feito por via fluvial no Rio Vouga, o que implicava grandes limitações relacionadas com o baixo caudal do rio no Verão e as inundações características no Inverno.

Linha do Vouga - CP (1946 - 1989)


Em 30 de Dezembro de 1946, é assinada a escritura da transferência da concessão da Companhia do Vale do Vouga para a CP.

Em 25 de Agosto de 1972 foi feita a última viagem em serviço comercial com comboio a vapor, na Linha do Vouga.


O serviço no troço Sernada - Viseu esteve suspenso desde o início da década de 1970 até 1974, tendo o encerramento da linha sido justificado com a ocorrência de incêndios florestais, alegadamente provocados pelas locomotivas a vapor.

Após o 25 de Abril, a linha é reaberta e os comboios a vapor são substituídos por automotoras.

No entanto, nos finais de 1989 fica decidido o seu encerramento definitivo, que acabaria por acontecer no dia 1 de Janeiro de 1990.

O Futuro da Linha


Actualmente é uma linha secundária, registando algum movimento nos troços Aveiro - Sernada do Vouga e Oliveira de Azeméis - Espinho.

Pedalando na actual ciclovia (2009)


Transformado em estrada, entre Sernada do Vouga e o Carvoeiro, e em ciclovia, (inaugurada em 2007, com um total de 5/6 Km) entre a Foz do Rio Mau e Paradela do Vouga, fala-se agora na sua continuação até Viseu onde ligará à ciclovia que percorre parte da antiga Linha do Dão.

Fonte: http://aventura-linhas-ferreas.iblogger.org

Contacto

Fale connosco

Quer juntar-se ao movimento? Tem documentos interessantes, tais como vídeos, fotografias, postais (etc.), que gostaria de partilhar connosco? Então contacte-nos!

Endereço:

Não definido.

Disponibilidade:

Segunda a sexta entre as 17h30 e 22h30

Telefone:

Não definido.