sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Serviço comercial tem vindo a deteriorar-se!

Foto: TSF


Já por diversas vezes temos vindo a alertar para a necessidade urgente, quer em requalificar a Linha do Vouga, quer em adquirir mais material circulante, que permita não só evitar supressões em caso de avarias, mas também uma maior oferta, de preferência com a implementação de horários cadenciados. Infelizmente, nos últimos tempos, temos vindo a constatar que o serviço comercial tem-se deteriorado devido a uma "combinação letal" entre as ditas avarias das automotoras e problemas com a própria infraestrutura. Há uns dias, Carmen Rodrigues, uma utente assídua desta linha, deixou-nos aqui o seu testemunho, ao qual foi impossível ficarmos indiferentes e por isso transcrevêmo-lo aqui na íntegra:


"Utilizo diariamente o comboio da linha do Vouga para me deslocar para o meu local de trabalho (Aveiro-Águeda-Aveiro) e posso dizer que além do passe mensal ainda tenho a despesa do gasto em combustível e desgaste do meu carro, greves, comboios avariados, atrasos e supressões sem qualquer aviso, comboios todos pintados que nem vemos onde estamos, nem a estação ou apeadeiros. Há uma semana que levo o carro e dou boleia a quem não tem porque os comboios estão com atrasos até duas horas após a data prevista de chegada. Dizem que é um problema nos sinais, mas já passou uma semana e ninguém se dignou a resolver o problema e nem a CP tem o mesmo respeito pela linha do Vouga como tem pelas outras linhas. As reclamações vêm com a resposta de "lamentamos" e ficamos por aí.


Esta última semana foi uma avaria na sinalização que só a arranjaram no dia de ontem. Suprimiram comboios e não colocaram a alternativa de autocarro; atrasos de quase 2 horas e sem qualquer aviso; pessoas desesperadas ao frio e à chuva; as pessoas que apanham o último comboio de regresso a Aveiro a chegarem à meia noite. É um todo desrespeito pela linha do Vouga, tanto que já procuro novo emprego mais perto de casa devido ao cansaço provocado por todas estas situações."


Convém salientar que os problemas aqui identificados por Carmen Rodrigues acontecem no troço sul, que curiosamente é aquele que apresenta uma melhor frequência de horários e no qual a infraestrutura até estará em melhor estado.


O chavão outrora usado pela CP em que o comboio "aparece, a horas e limpo", parace fazer cada vez menos sentido, já que algumas vezes o comboio não aparece e quando aparece, ou vem atrasado, ou vem sujo, pois o vandalismo, no qual se inclui os praga dos grafítis, voltou a alastrar-se e em força por estas paragens.


Para finalizar, aquilo que se exige à Infraestruturas de Portugal é máxima celeridade na requalificação desta linha e à CP exige-se o máximo respeito para com os utentes da Linha do Vouga, sobretudo por todos aqueles que não têm mesmo outra alternativa. Arranje-se a linha e ponham-se mais comboios a circular nela. Com uma linha de qualidade e um serviço digno, passageiros certamente não irão faltar. Difícil será recuperar os que a cada dia vão fugindo...

0 comments:

Enviar um comentário

Contacto

Fale connosco

Quer juntar-se ao movimento? Tem documentos interessantes, tais como vídeos, fotografias, postais (etc.), que gostaria de partilhar connosco? Então contacte-nos!

Endereço:

Não definido.

Disponibilidade:

Segunda a sexta entre as 17h30 e 22h30

Telefone:

Não definido.