Durante o último mês, os trabalhos de renovação do troço central incidiram sobretudo nas últimas centenas de metros da "rampa de Albergaria" e nas suas "pontas", em Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga. Pouco mais de um ano depois, o troço intermédio da Linha do Vouga está totalmente renovado.
As imagens que aqui partilhamos foram captadas entre meados do passado mês de abril e o início do atual, nos trajetos compreendidos entre os PK's 32,8 e 33,3 (ponta norte, em Oliveira de Azeméis), entre os PK's 59,8 e 60,7 (correspondentes ao que restava intervir na "rampa de Albergaria"), e por fim entre os PK's 61,3 e 61,4 (ponta sul, em Sernada do Vouga). Significa, portanto, que após concluída a intervenção neste último quilómetro e meio, o troço central está finalmente renovado em toda a sua extensão.
No entanto, importa referir que a obra não está totalmente finalizada, visto que prosseguem os trabalhos de ataque mecânico pesado e regulação de balastro, bem como de reposição do funcionamento das passagens de nível automatizadas e de aplicação de sistemas de drenagem onde seja necessário. Salientamos, uma vez mais, que a via foi totalmente renovada com substituição integral de carris, travessas e balastro. Verificou-se ainda a remoção do último AMV da estação de Pinheiro da Bemposta, pelo neste momento é um troço "corrido", sem a possibilidade de cruzamentos e desvios.
Relembramos que os trabalhos de renovação de via do troço em questão tiveram início há pouco mais de um ano, mais concretamente em meados de abril de 2024, junto ao PK 33,3 (Oliveira de Azeméis). A empreitada tem precisamente um prazo previsto de um ano, com os trabalhos a incidir nos seus 29 quilómetros, estando estes a cargo da empresa Mota-Engil Railway Engineering SA e da subcontratada Socicarril. É esperado que o serviço ferroviário de passageiros seja reposto no próximo ano.
Galeria de imagens
Autoria das fotos: Bruno Soares
MCLV, 10 de maio de 2025
0 comments:
Enviar um comentário