Tendo em conta as eleições legislativas que se aproximam, vimos informar os nossos seguidores sobre o que defendem os partidos, com assento parlamentar, para a Linha do Vouga.
Começamos por ressalvar que este movimento é apartidário. Não seguimos uma determinada ideologia política, nem temos ligação a qualquer partido. Não temos a intenção de dizer às pessoas para votar no partido A ou B, simplesmente temos o objetivo de informar, para que possam fazer a sua escolha com toda a informação necessária. O único apelo que fazemos é para que votem. Pela democracia.
Partidos que não mencionam a Linha do Vouga no seu programa eleitoral:
• AD (PSD/CDS-PP): A AD não menciona a Linha do Vouga no seu programa eleitoral, mas sabemos que o PSD defende a mudança da bitola no troço norte, tendo o seu Governo avançado com um estudo nesse sentido.
Programa eleitoral da AD: https://fne.pt/uploads/documentos//documento_1744412609_5972.pdf
• Bloco de Esquerda: O BE não menciona a Linha do Vouga no seu programa eleitoral, mas sabemos que no passado também chegou a defender a mudança da bitola no troço norte, propondo atualmente a sua eletrificação em toda a extensão.
Programa eleitoral do BE: https://fne.pt/uploads/documentos//documento_1744412867_4070.pdf
• Chega: O Chega não menciona a Linha do Vouga no seu programa eleitoral, mas sabemos que, à semelhança dos anterior partidos, também chegou a defender a mudança da bitola.
Programa eleitoral do Chega: https://fne.pt/uploads/documentos//documento_1745830092_3990.pdf
• PAN: Não encontramos qualquer menção à Linha do Vouga no programa eleitoral do PAN, mas sabemos que propõe a eletrificação de toda a rede ferroviária existente, incluindo a Linha do Vouga, atualmente não eletrificada.
Programa eleitoral do PAN: https://www.pan.com.pt/files/uploads/2025/05/Programa-Eleitoral-PAN_Legislativas25_Campanhas_2025_PAN-Nacional.pdf
Partidos que mencionam a Linha do Vouga no seu programa eleitoral:
• PS:
- Valorizar a Linha do Vouga, modernizando-a em toda a sua extensão, e introduzindo um novo modelo de serviço e material circulante com melhores condições;
- Criar a articulação com os restantes serviços ferroviários com ligação ao Porto;
- Na Região de Aveiro, considerar o prolongamento da Linha do Vouga, como base de um futuro metro de superfície.
Sabemos, também, que o Governo anterior do PS defendeu a bitola estreita, mas os seus autarcas da região divergem entre si.
Programa eleitoral do PS: https://fne.pt/uploads/documentos//documento_1744412659_9490.pdf
• CDU (PCP/PEV):
- (...) Acelerar a modernização da rede ferroviária em todas as suas componentes (via, eletrificação, sistemas de controlo e telecomunicações) designadamente na extensão total das Linhas do Douro, Vouga, etc.
Sabemos, também, que a CDU sempre defendeu a bitola estreita.
Programa eleitoral da CDU: https://fne.pt/uploads/documentos//documento_1744412773_6140.pdf
• Iniciativa Liberal:
- Densificação da rede nas áreas com uma elevada concentração populacional, com implementação, entre outros, de um novo sistema de mobilidade de Aveiro, ligando com a linha do Vouga.
Sabemos que a posição da IL é de que quem deve decidir bitolas são os técnicos, mas defende uma ligação ao Metro do Porto na Feira.
Programa eleitoral da IL: https://fne.pt/uploads/documentos//documento_1744412813_1150.pdf
• Livre:
- Expansão e Modernização da Infraestrutura ferroviária, entre outros, com a reintrodução do serviço regular de passageiros na totalidade da Linha de Leixões e Linha do Vouga, etc.
Sabemos, também, que o Livre pretende avançar com a correção do traçado do percurso, introduzir soluções intermodais nomeadamente em Espinho, manutenção de todo o trajeto entre Espinho e Aveiro, e criação de condições de segurança nas passagens de nível.
Programa eleitoral do Livre: https://fne.pt/uploads/documentos//documento_1745830247_8507.pdf
Nota: as eleições legislativas 2025 aproximam-se — a 18 de maio — e com elas surgem decisões importantes. Quem se inscreveu para o voto antecipado deve dirigir-se às urnas dia 11 de maio.
MCLV, 9 de maio de 2025
0 comments:
Enviar um comentário