terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Via estreita próxima da extinção total! (com vídeo)

O semanário regional "Correio de Azeméis" noticia hoje que o «deputado social-democrata na Assembleia da República (AR), Paulo Cavaleiro, defendeu que a revitalização da linha do Vouga é uma questão "de justiça". O parlamentar eleito pelo circulo de Aveiro falava na Comissão de Economia e Obras Públicas, na discussão na especialidade do Orçamento de Estado para 2014.


"O governo tem vindo a dizer que deve haver justiça na área dos transportes e que não podem ser apenas determinadas regiões as beneficiadas, mas verificamos que na Área Metropolitana do Porto há uma oferta muito superior a norte do Douro à que se verifica a sul", apontou o deputado de São João da Madeira. Este lembrou ao ministro da Economia que a sul do Douro, com excepção de Espinho e Gaia, parte dos demais concelhos apenas conta com a Linha do Vouga como transporte público financiado pelo Estado Central.

Aludindo notícias de que o futuro da linha seria definido este mês (Novembro) , Paulo Cavaleiro exortou o ministro a definir "um rumo claro sobre o assunto", lembrando que entidades regionais, como a Área Metropolitana do Porto (AMP) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), "têm trabalhado sobre esta matéria, devendo ser ouvidas antes de ser assumida qualquer medida sobre este assunto". O parlamentar recordou que "um estudo da AMP aponta para a sustentabilidade da Linha do Vouga num quadro de disciplina e rigor financeiro, até porque não teria custos para o erário público, porque junta fundos comunitários aos privados, deixando os riscos de exploração para estes", revelou o parlamentar, acrescentado que é apontada a inclusão na Concessão CP Porto, ligando a linha ao sistema de transportes da área metropolitana.»

É de sublinhar que o MCLV não é contra a revitalização da Linha do Vouga, apenas não concorda com os moldes apontados por um "estudo de viabilidade" para a sua modernização. Convictos de que a continuação da Linha do Vouga em bitola métrica poderá ser um factor de atracão e potencialização da via, iremos lutar para que a mesma assim se mantenha e que, dessa forma, se evite que as linhas de via estreita sejam extintas de vez em Portugal.

Como tal, deixamos uma reportagem realizada pela Sic, na qual o nosso país vizinho, Espanha, mostra bem como este tipo de vias ainda podem ser rentáveis nos tempos modernos:

 

0 comments:

Enviar um comentário

Contacto

Fale connosco

Quer juntar-se ao movimento? Tem documentos interessantes, tais como vídeos, fotografias, postais (etc.), que gostaria de partilhar connosco? Então contacte-nos!

Endereço:

Não definido.

Disponibilidade:

Segunda a sexta entre as 17h30 e 22h30

Telefone:

Não definido.